AMPLIADA A VALIDADE DO PASSAPORTE

validade-passaporte

De acordo com uma medida tomada pela Polícia Federal, os novos passaportes emitidos no Brasil terão validade ampliada de cinco para dez anos. A nova regra vale para passaportes comuns, oficiais e diplomáticos, e ainda para carteiras de matrícula consular.

Em nota, a Polícia Federal informa que "um grupo de trabalho será constituído para implementar essas alterações no próximo ano. O prazo é necessário para que sejam feitas as alterações na caderneta e as adaptações aos certificados digitais, inseridos no chips dos passaportes, que trazem mais segurança ao documento".

Por enquanto, informou o órgão, os passaportes atuais continuam com o prazo de validade de cinco anos e os documentos antigos não serão prorrogados.

O modelo com padrão de cor azul foi implantado em todo o território nacional em 2010; Quem ainda tem o passaporte antigo, na cor verde, pode utilizá-lo normalmente até a data de expiração.

No entanto, não é preciso esperar o vencimento para pedir um novo. O processo de solicitação de passaporte deve ser feito no site da Polícia Federal.

Entre várias outras mudanças que constam no decreto, os passaportes comum, para estrangeiro e de emergência passarão a ser expedidos, no exterior, apenas pelas repartições consulares. As missões diplomáticas, que também tinham essa atribuição, foram excluídas no novo texto.

Fonte: UOL notícias

Voltar


logo riovisas

Av. Rio Branco, nº 37 | 8º andar, sala 808
Centro - Rio de Janeiro RJ
Tel: (55 21) 2223-2959/ 2223-2963
riovisas@riovisas.com.br